DEPOIS DO AZUL

Capa do livro Depois do azul
  • Ficha Técnica
  • Downloads
Título original: Ma vie ne sait pas nager ISBN: 9788592783310 Autora: Élaine Turgeon Quantidade de páginas: 136 Tradutora: Glenda Verônica Donadio e Silvana Vieira da Silva Comprimento: 13,5 cm Altura: 17 cm Espessura: 1 cm Peso: 0.21 kg Acabamento: Brochura Edição: 1ª/2017 Preço: R$34,90 Ebook: Sim

Depois do azul


Uma pai, uma mãe, duas irmãs. E uma avó também.
Uma família tão normal.
E então Geneviève tira a própria vida.
Na véspera dos quinze anos.
A talentosa Geneviève.
Hábil nas palavras, nas artes, nos esportes.
Mas para Lou-Anne, a irmã gêmea, essa tragédia não pode ser um ponto-final ;


Sobre o livro:

Obra publicada em parceria com o CVV – Centro de Valorização da Vida – cvv.org.br, organização filantrópica que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio. Parte das vendas de Depois do azul é destinada ao CVV. Ao adquirir o livro, o leitor estará contribuindo para a organização.

Depois do azul é obra premiada, tendo recebido os seguintes prêmios: Prêmio Alvine-Bélisle (concedido pela Associação de Bibliotecas do Canadá em homenagem a Alvine-Bélisle, pioneiro da biblioteca escolar e literatura infantil e juvenil no país); Prêmio das Bibliotecas de Montréal de Literatura Infantil e Juvenil; Menção especial no White Ravens (Catálogo internacional do IBBY – Conselho Internacional sobre Literatura para Crianças e Jovens); Lista Communication-Jeunesse de livros preferidos das crianças e jovens (Primeiro Lugar, categoria 12-17 anos).

A história é composta por diversos narradores: Geneviève, Lou-Anne, a avó das gêmeas e um narrador onisciente. Bem como por diferentes gêneros narrativos (carta, diário, além da prosa propriamente dita). Dessa forma, para aprofundamento da leitura, há uma riqueza de pontos de vista e de suportes narrativos.

A obra trata de temas caros aos dias de hoje: depressão e suicídio. Estudos mostram que o suicídio é uma epidemia e, no Brasil, atualmente há mais mortes por suicídio do que por doenças sexualmente transmissíveis e pela maioria dos tipos de câncer. Entidades voltadas à prevenção do suicídio, como o CVV, enaltecem a importância de abordagem desses temas – especialmente entre os jovens – a fim de erradicar as vítimas.

Ao final do livro, a autora revela o que a levou a criar essa narrativa: a própria experiência com a depressão e ideias suicidas na adolescência. Depois do azul foi escrito para ajudar as pessoas a escolherem amar a vida.

O tema suicídio tem sido cada vez mais debatido na nossa sociedade, seja por meio de obras como Os 13 Porquês, literatura juvenil recentemente adaptada para série audiovisual, seja por conta de notícias relacionadas ao tema. Além disso, todos os anos a campanha nacional Setembro Amarelo (http://www.setembroamarelo.org.br/) tem por objetivo alertar a população e conscientizar sobre a prevenção do suicídio.

Para saber mais sobre o tema suicídio, o CVV elaborou um guia completo, disponível em: https://www.cvv.org.br/wp-content/uploads/2017/05/falando_abertamente_sobre_suicidio.pdf.


Obra publicada em parceria com o CVV – Centro de Valorização da Vida (cvv.org.br)
Logo CVV - Centro de Valorização à Vida

Ao adquirir este livro, você estará colaborando com o CVV