Plataforma21 - Cinco livros com personagens LGBTQIA+

Cinco livros com personagens LGBTQIA+

Oi seus lindos!

Como eu disse no vídeo lá no Instagram da @plataforma21_, a função da literatura é refletir as nossas vidas de forma que possamos nos sentir representados nas histórias que amamos. Nada mais reconfortante do que nos vermos dentro das aventuras e romances que tanto gostamos de ler, seja por meio de um personagem com o mesmo tipo físico que o nosso, com os mesmos sonhos ou com a mesma sexualidade. Então se você é fã de livros LGBTQIA+ ou está chegando por agora tentando se encontrar, eu separei 5 livros (e talvez um bônus) com personagens da sigla dentro do catálogo da P21. Vem comigo!!

Nevernight:

Mia Cover é uma assassina impiedosa, mas por trás de tanto ódio também existe uma amante calorosa, seja para os rapazes ou para as moças. Bissexual, os problemas da Mia estão entre Tric seu melhor amigo e crush nas horas vagas e Ash aliada e também crush nas horas vagas. Além de uma história eletrizante o Jay, conseguiu retratar a bissexualidade como ela e todas as outras sexualidades devem ser abordadas: com naturalidade.

Estamos Bem:

Depois da morte de seu avô, Marin deixa sua vida na Califórnia. Além das lembranças, deixa também seu grande amor. Esse livro já acrescenta um pouco mais de drama à nossa lista, mas convenhamos: quem aqui não ama um casal dramático destinado a ficar juntos? Marin e Mabel são a nossa dose de drama da lista, mas o amor das duas foi capaz de superar todo o luto e dor, dando a ambas uma nova chance e um novo começo.

O Rei de Palha:

E se estamos falando de casais dramáticos e predestinados, não posso esquecer, nem por um minuto, do casal que mexeu horrores com minha cabeça, me fazendo questionar se eles eram realmente perfeitos um para o outro ou se eram tóxicos demais: Jack e August. Entre reinos de castelos e prédios incendiados, o amor dos dois resistiu a absolutamente tudo que lhes foi imposto com a certeza de onde seu Rei estivesse seu Guerreiro e Consorte estaria sempre ao seu lado qualquer fosse o mundo.

Nasci para brilhar:

Para aliviar a tensão, precisamos falar sobre a Sky. Se eu tivesse ⅓ de toda a autoconfiança que essa garota tem, meu terapeuta iria ter bem menos trabalho. Plus Size assumida e bem resolvida com sua bissexualidade, Sky está determinada a ser a próxima Idol do universo Kpop, mas nunca passou pela sua cabeça de que o influenciador Henry Cho (e seu concorrente) iria reparar nela e corresponder ao seu crush. Um livro leve mesmo nas questões mais delicadas, traz um casal bissexual com experiências completamente distintas no que diz respeito a autoaceitação.

Filha das Trevas:

Se eu não falasse do meu cristalzinho lapidado e perfeito Filha das Trevas, podem ter certeza de que eu estaria doente. Lada e Radu, os irmãos Dragwlya, são levados ao império Otomano, seu povo inimigo, onde são criados junto com Mahmed, o filho do Sultão e sucessor ao trono. Porém, mesmo compartilhando a mesma linhagem, Lada e Radu alimentam sentimentos diferentes por Mahmed. Enquanto Lada deixa bem clara sua atração física pelo herdeiro Otomano (mesmo desprezando o que ele pode representar para Valáquia), Radu se apaixona em segredo por Mahmed, com o medo de nunca ser correspondido, mas disposto a dar a sua vida pelo futuro sultão e ajudá-lo a conquistar o mundo. Simplesmente perfeito não é mesmo? Eu sei meu amigo, de arrancar o coração pela boca, inclusive preciso URGENTE ler o desfecho dessa série e saber o fim do meu shipp RaMed <3.

Bônus:

TRILOGIA O PRÍNCIPE CATIVO

Se tem um livro perfeito, que faz parte da Família V&R e é ali primo da P21, ele se chama O Príncipe Cativo – O Guerreiro (sim, eu escolhi o livro 2 porque ninguém vai superá-lo nunca). Em um reino onde as sexualidades são livres e culturalmente aceitos, o príncipe Laurent doma o seu grande rival Damien como um escravo de guerra, mas quando o destino de seus países depende da união de ambos, eles podem acabar descobrindo algo muito maior do que o ódio ao qual estão acostumados. O que mais me cativa nesse universo é a livre expressão que a autora dá às sexualidades, tratando em um período temporal passado com a naturalidade que deveríamos ter nos dias de hoje.

Ufa!! A P21 tem livros para todos os gêneros e gostos, mas o mais importante de tudo isso é que você, leitor, se dê a oportunidade de se encontrar dentro de um deles. Procure por histórias que te representem, que lembrem quem você é ou pelo menos te ajudem a se entender um pouco melhor. Busque por autores e histórias LGBTQIA+, busque produtores de conteúdo da Sigla e o mais importante: Seja você sem medo! Um cheiro no coração e até depois!

Alê Ribeiro

Alexandre Ribeiro, 24 anos, e muitos livros lidos desde então. Desde pequeno sempre foi apaixonado pela literatura e por conversar sobre ela. Autor do Instagram @blogoutrogarotolendo .